Música lançada no LP "Luiz Vieira" de 1974. Luiz Rattes Vieira Filho nasceu em 12/1/1928 em Caruaru PE. Tendo ficado órfão muito cedo pela morte da mãe, foi criado pelo avô no Rio de Janeiro. Começou a se apresentar em programas de calouros e cantar em clubes noturnos como crooner de orquestras na Lapa em 1943. Em 1946 foi contratado pela Rádio Clube do Brasil, sempre divulgando as músicas nordestinas. Na Rádio Tamoio apresentou no final dos anos 40 o programa "Salve o baião", tornando-se então o "Príncipe do baião", apresentando-se ao lado de Luiz Gonzaga o "Rei do baião", Carmélia Alves a "Rainha do baião" e Claudette Soares a "Princesinha do baião". Em 1962 lançou um de seus maiores sucessos "Menino passarinho" ou "Prelúdio para ninar gente grande". Outros grandes sucessos foram "A paz do meu amor" e "Menino de Braçanã" esta com Arnaldo dos Passos. Gravou relativamente poucos discos comparando-se com seu lado compositor, com mais de trezentas músicas, gravadas pelos maiores cantores brasileiros: Caetano Veloso, Taiguara, Pery Ribeiro, Nara Leão, Moacyr Franco, Hebe Camargo, Augusto Calheiros, Gilberto Alves, Agnaldo Rayol, Elba Ramalho, Luiz Gonzaga, Sérgio Reis, Rita Lee, Maria Bethânia e muitos outros. Tem sido um estudioso da cultura popular nordestina e da literatura de cordel. Tem um programa radiofônico de muito sucesso "Minha terra, nossa gente" na Rádio Nacional do Rio de Janeiro e depois na Rádio Rio de Janeiro AM onde por vinte anos, de segunda a sábado das seis às nove da manhã apresenta músicas e recebe ligações dos ouvintes. Luiz Vieira é um dos maiores divulgadores das músicas nordestinas.
Dárcio Fragoso
Dárcio Fragoso
Luiz Vieira é uma lenda viva de um Brasil que estpá desaparecendo.
ResponderExcluirVejo que a midia, os jornalistas mais ousados, devem fazer um trabalho novo com ele pois, o Pais que não tem memória, não tem informação e quem não tem informação, voçes sabem a resposta!
Os showsa deles, o programa de Rádio, são um "grande barato" onde ele ensina a rezar, pensar no próximo(a sua introdução na Radio Carioca as 6 da manhã é algo indiscritivel, lindissimo) e nos faz rir com as suas tiradas.
Viva o povo brasileiro que tem um cara como esse.
Geraldo, da ilha do governador!