terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Simplesmente Maysa


Ver postagem de 21 de julh de 2008 http://nossoclubedolivro.blogspot.com/2008/07/maysa.html

Nem acredito que teremos uma minissérie sobre essa cantora que eu admiro há tanto tempo!


A história musical dessa edição do MPB Especias é de uma pessoa que veio da alta sociedade e abandonou tudo para se entregar de alma no ofício de cantar: Maysa Figueira Monjardim Matarazzo, ou simplesmente Maysa. Filha de tradicional família capixaba, nasceu em São Paulo em 1936 e já aos 12 anos de idade compôs sua primeira música, um samba-canção intitulado Adeus. Aos 18 anos, casou-se com um dos descendentes do milionário Matarazzo, unindo dois renomados e aristocráticos sobrenomes.
Devidamente autorizada pelo marido, entrou em estúdio pela primeira vez, mas não imaginava que a gravação seria um sucesso absoluto e que a sua carreira artística seria precocemente deflagrada, para desgosto da família Matarazzo.
A partir de 1957, passou a ter o seu próprio programa na TV Record em cadeia de rádio e televisão. Amargurada com o término de seu casamento, foi morar no Rio de Janeiro, incentivado pelo novo companheiro, Ronaldo Bôscoli, de onde reinou soberanamente cercada de fãs como Vinicius de Moraes, Tom Jobim e todo o movimento bossanovista ao qual também aderiu.
Em 22 de janeiro de 1977, faleceu num trágico acidente ao volante do automóvel, na ponte Rio-Niterói, quando se dirigia à capital Fluminense.

Um comentário:

  1. comentário importantíssimo de um amigo
    não esquecer que foi feito por seu filho...

    ResponderExcluir