***Não posso deixar de falar desse espetáculo impressionante, dirigido po Antunes Filho com o grupo macunaíma. Está em cartaz no SESC Anchieta. O texto é de Nelson Rodrigues e a interpretação do grupo, especialmente da personagem Moema é emocionante, com toda sua frieza... Eu não perdería...
Senhora dos Afogados é uma peça da fase mítica do autor carioca Nelson Rodrigues, centrada no momento em que a tradicional família Drummond, que se vangloria dos mais de 300 anos sem um caso de adultério, desintegra-se, entra num grotesco funeral em que, como carpideiras cínicas, comentam, cheios de ironia e maldade, um coro de vizinhos defensores da hipócrita moral desejada e defendida à “Instituição Família”.
Completando 50 anos de vida, o texto representa uma assustadora profecia que se concretiza no plano real, como está em artigo da revista Veja em que um psicanalista fala do final da estrutura familiar como a conhecemos, ou, para estarmos mais próximos ao assunto do momento, o caso Isabella, o que, em caso de comprovada a culpa do pai e da madrasta da morte da menina, a representação simbólica nefasta para a atual “Instituição Família”, e, no mesmo caso, podemos encontrar a figura do “coro de vizinhos”, transmutados na sociedade guiada pelo corifeu sensacionalista e pré-julgador da mídia.
Posto isso, identificamos quão glacial e necessário é o clima que o encenador nos quer fazer mergulhar. Não é a brisa leve de uma cidade praiana, mas o breu e a desesperadora solidão do alto-mar que é evocada nessa montagem de Senhora dos Afogados.
Posto isso, identificamos quão glacial e necessário é o clima que o encenador nos quer fazer mergulhar. Não é a brisa leve de uma cidade praiana, mas o breu e a desesperadora solidão do alto-mar que é evocada nessa montagem de Senhora dos Afogados.
sabe que eu não tinha pensando nisso? do último parágrafo do texto... a "semelhança" com o caso isabella, nossa estrelinha! hehehehe! desculpa, djó... muito bom o texto, os atores, as atrizes, o teatro, o sesc, o governo lula e tudo mais... bjs
ResponderExcluirAssisti à peça, mas acho que não está à altura do texto do Nelson. A tentativa de unir drama e comédia não foi muito boa. Salvam os atores do núcleo familiar, principalmente a Moema.
ResponderExcluirO Núcleo Experimental da Cooperativa Paulista de Teatro apresenta o espetáculo musical SENHORA DOS AFOGADOS, de Nelson Rodrigues. Em sua quinta temporada, o espetáculo dirigido por Zé Henrique de Paula e realizado pela produtora Firma de Teatro ficará em cartaz até o dia 25 de setembro/2008 no Teatro Arthur Azevedo, no bairro da Mooca em São Paulo. Contamos com a sua presença!
ResponderExcluirTEATRO ARTHUR AZEVEDO
(Av. Paes de Barros, nº 955 - Mooca)
Informações: 11 2605 8007
Entrada: R$ 15,00 (inteira) / R$ 7,50 (meia)
De 06/08/08 à 25/09/08
Somente as quartas e quintas às 21h00.
'...revelar o impulso que move cada um dos personagens e as conseqüências desse comportamento - se faz presente com bastante êxito na montagem e contribui para a empatia do público e para a compreensão dessa peça que não está entre as mais fáceis do autor. O resultado é uma linha de interpretação que não é nem 'natural', nem caricata, construída no difícil equilíbrio entre contenção e densidade. Seca, sem tons melodramáticos, com marcações precisas e não cotidianas, a encenação lança seu foco no patamar trágico, o mais relevante nas ditas peças míticas de Nelson Rodrigues.'
Beth Néspoli - Jornal O ESTADO DE SÃO PAULO.
'Também responsável pelo surpreendente Mojo, o diretor Zé Henrique de Paula reafirma seu talento ao transformar a tragédia escrita em 1947 em um musical. A história está intacta e traz a
densidade característica do universo do dramaturgo.' '... o bom elenco garante a tensão dramática.'
Dirceu Alves Jr. - REVISTA VEJA SÃO PAULO.
SENHORA DOS AFOGADOS de Nelson Rodrigues
Com
Einat Falbel - D. EDUARDA
João Bourbonnais - MISAEL
Lourdes Gigliotti - AVÓ
Marcela Piccin - MOEMA
Marcelo Góes - NOIVO
Thiago Carreira - PAULO
Alexandre Meirelles - SABIÁ
Elber Marques - VENDEDOR DE PENTES
VIZINHOS
Diana Troper
Fábio Redkowicz
Paulo Bueno
Thiago Ledier
MULHERES DO CAIS
Bárbara Bonnie
Bibi Piragibe
Carol Fioratti
Cláudia Miranda
Ci Teixeira
Karin Ogazon
Kelly Klein
Maíra Gomes
Patrícia Vieira
DIREÇÃO - Zé Henrique de Paula
DIREÇÃO MUSICAL - Fernanda Maia
(Piano - Fernanda Maia / Violoncelo - Kalyne Valente)
ASSIST DE DIREÇÃO - Fabrício Pietro
PREPARAÇÃO DE ATORES - Inês Aranha
ILUMINAÇÃO – Fran Barros
OPERAÇÃO DE LUZ – Karina Camillo
FOTOS – Guto Marques e Roberto Mourão
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO – Cláudia Miranda
FIGURINOS - Zé Henrique de Paula
REALIZAÇÃO – Firma de Teatro